Entenda como funciona a tecnologia Inverter para a escolha de seu Ar Condicionado.
Quando falamos sobre temperatura em um ambiente, seja em casa ou no trabalho, logo pensamos no Ar Condicionado, que deixa o ar agradável e traz a sensação de frescor. Hoje esse esquipamento tem deixado de ser um artigo de luxo e passou a ser essencial nos lares, escritórios e lojas.
A preocupação atual é com o uso excessivo do Ar Condicionado, que transparece na conta de luz, porém, já existe uma categoria de equipamentos de condicionadores de ar que reduz o consumo de energia elétrica, essa tecnologia chama-se Inverter.
Além de reduzir o consumo de energia em até 60%, pois conta com uma menor variação térmica, o Inverter tem a capacidade de atingir a temperatura desejada mais rapidamente e a utilização de gás ecológico, que não prejudica a camada de ozônio.
O funcionamento da tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia no inicio e quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração ou aquecimento, ou seja, o numero de rotação do compressor é alterado dependendo da temperatura do ambiente sem ter que desliga-lo, apenas ajustando a rotação do compressor, reduzindo assim o consumo de energia.
O compressor inverter pode resfriar e aquecer o ambiente por atingir velocidades mais altas do que o convencional (conforme gráfico abaixo), possui um funcionamento silencioso, pois uma vez estabilizada a temperatura, o compressor inverter trabalha em baixa rotação. A economia de energia é gerada devido ao compressor trabalhar em consonância com a temperatura, o compressor inverter parte uma única vez quando ligado.
Veja a tabela comparativa entre Ar Condicionado Convencional e Inverter